Theme Preview Rss

Plano Safra 2011/2012 consolida respeito ao produtor, afirma Rossi em cerimônia de lançamento

O Plano Safra Agrícola e Pecuário 2011/2012 foi oficialmente lançado nesta sexta, dia 17, pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em Ribeirão Preto (SP)

Dilma justifica Plano Safra com necessidade de práticas mais eficientes

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra Agrícola e Pecuário 2011/2012, ocorrida nesta sexta, dia 17, em Ribeirão Preto (SP) a presidente Dilma Rousseff destacou a importância na contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, justificando as políticas do pacote

A prisão de José Rainha, o leninista nada exemplar, e algumas coisas que precisam ser ditas

Eu sei que vocês já leram a notícia de que a Polícia Federal prendeu José Rainha. Deixo aqui o registro porque é preciso


destacar uma coisa importante, o que faço no fim do post:



Polícia Federal prende José Rainha por desvio de verba

Por José Maria Tomazela, no Estadão Online:

Em operação iniciada nesta quinta-feira, 16, a Polícia Federal prendeu o líder sem-terra José Rainha Júnior, no Pontal do Paranapanema. Ele é acusado de desvio de dinheiro público destinado a programas de reforma agrária. Agentes da Polícia Federal de São Paulo e de Presidente Prudente cumpriam mandados de prisão também contra dirigentes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado de São Paulo. Ainda no início desta manhã, foi detido o superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires da Silva, e pelo menos dois coordenadores regionais do órgão. As ordens de prisão foram expedidas pela Justiça Federal de Presidente Prudente em processo que apura o desvio de recursos da reforma agrária.

Em abril, a Justiça Federal aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público contra José Rainha, atualmente à frente do MST da Base, por desvio de recursos voltados a assentamentos no Pontal do Paranapanema. Outras oito pessoas foram acusadas do mesmo crime. A Operação Desfalque da PF cumpre ao todo dez mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva e treze mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Andradina, Araçatuba, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Sandovalina, São Paulo e Teodoro Sampaio.

A investigação iniciada há dez meses foi desenvolvida com acompanhamento do Ministério Público Federal. Em nota, a PF afirmou que o grupo acusado usava associações civis, cooperativas e institutos para se apropriar de recursos públicos destinados à manutenção de assentados em áreas desapropriadas para reforma agrária.

Voltei

José Rainha é uma figura tão, digamos, “polêmica”, que foi recusado até pela nave-mãe, o MST de João Pedro Stedile. Por isso, ele fundou o “MST da Base” — o MST da B. As bandeiras e até “a” bandeira são as mesmas. Só que, em São Paulo, quem manda é ele. Em parte, isso se deve ao fato de ele querer dividir a liderança com Stedlile, o aiatolá Khomeini do movimento, o que o grande líder espiritual não pode aceitar. Mas parece que Rainha também não chega a cultivar aquele ascetismo leninista que o Grande Chefe exige dos liderados. Seria mais tentado por apelos mundanos do que Stedile considera saudável. Rainha já andou freqüentando a crônica policial por questões que nada têm a ver com terra — posse de arma pesada, por exemplo.

Stedile decidiu que ele deveria ficar por sua própria conta e largou a seção paulista do MST na sua mão, deixando claro que se trata, assim, de um estado independente na nação “emessetista”. Mas jamais desistiu de retomar o controle. Pois bem!

Os motivos pelos quais Rainha está sendo preso agora deveriam levar, segundo apurou uma CPI, toda a cúpula do MST para a cadeia: desvio de verba da reforma agrária por meio de cooperativas e entidades fantasmas. Se Rainha desviou em proveito próprio ou para sustentar o movimento, isso eu não sei. Quem faz a distinção entre malfeito para benefício pessoal e malfeito para beneficiar o partido é a ministra Gleisi Hoffmann, não eu. Acho ambos condenáveis.

Se é como informa a reportagem, Rainha está muito bem como um preso, mas cumpre indagar: por que só ele? E todas as evidências levantadas pela CPI de que recursos da reforma agrária foram parar nas mãos de “cooperativas” do MST, que nem existência legal tem?

Vamos torcer para que a prisão de Rainha não seja apenas um capítulo da “reunificação do movimento”, entenderam?



Rainha não é “ex-líder do MST”; em SP, é líder!



Jornal Nacional chama José Rainha de “ex-líder do MST”. Não é, não! Isso é “emessetização” do noticiário, voluntário ou não. Embora ele lidere uma espécie de “MST do B”, o movimento, no estado, é comandado por ele.

Por Reinaldo Azevedo



Rainha está preso? Então resta agora demitir Gilberto Carvalho



Aqui e ali se tenta demonstrar que Dilma Rousseff é uma governante um pouco diferente, mais preocupada com a legalidade e com a racionalidade etc e tal. Eu posso me dispor a começar a examinar essa hipótese remota no dia em que ela der o bilhete azul para o “Gilbertinho”, o tal Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência. Ele é o inventor da tese de que as mortes no Pará fariam parte de uma escalada para executar lideranças do movimento social. Seu delírio virou matéria na New Yorker e está em todos os círculos decolados mundo afora. Pior pra ele: acabou atingindo até a reputação de Dilma.

No governo, Gilbertinho é o encarregado de fazer a interlocução com os movimentos sociais. Por isso, ele comentou a prisão de José Rainha, o líder do MST do B em São Paulo. Leiam. Volto em seguida:

Por Tania Monteiro, da Agência Estado:

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, responsável no governo Dilma Rousseff pela interlocução com os movimentos sociais, ficou “muito triste” e “lamentou” a prisão efetuada pela Polícia Federal (PF) do líder sem-terra José Rainha Júnior, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 16, em São Paulo. Ele é acusado pela PF de desvio de dinheiro público destinado a programas de reforma agrária. Segundo Carvalho, a prisão dele “tumultua o processo de reforma agrária” e “a relação com os movimentos”. “Por isso estamos extremamente preocupados”, afirmou.

Embora reconheça que a prisão foi decretada depois de dez meses de investigação pela PF, Carvalho foi cauteloso ao comentar o assunto, justificando que “ele está sendo acusado de um crime, mas nós preferimos tentar entender o que está acontecendo de fato”. O ministro comentou ainda que pediu informações ao Ministério da Justiça sobre o que, de fato, aconteceu, mas ressaltou que os advogados do Rainha ainda não tiveram acesso aos autos. “Portanto, ainda é cedo pra qualquer palavra que incrimine ou não ele. Vamos aguardar”, observou.

O ministro Carvalho afirmou que ficou “muito triste” com o ocorrido e está “extremamente preocupado” com isso. “Ficamos muito tristes com isso, muito preocupados, mas com prudência para sabermos, de fato, todo o processo que aconteceu”, comentou Gilberto. Sobre a prisão decretada pelos agentes da PF de São Paulo e de Presidente Prudente do superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires da Silva, e de pelo menos dois coordenadores regionais do órgão, Carvalho foi direto: “As medidas que tivermos de tomar em relação ao Incra o faremos imediatamente, como o eventual afastamento das pessoas que estão envolvidas, a depender das informações que tivermos ainda durante o dia de hoje. Tomaremos medidas para afastar as pessoas que estiverem efetivamente envolvidas em algum desmando ou malfeito”.

Voltei

Notem que Carvalho reveste Rainha de uma aura de santidade porque, afinal, ele é líder de um “movimento social”. Contra todas as evidências, contra as investigações da Polícia Federal, contra, em suma, a realidade, ele demonstra estar terrivelmente compungido. Já no que respeita às mortes no Pará, sem ter nada nas mãos além de seus próprios preconceitos, ele inventou uma conspiração contra os movimentos sociais.

Entenderam? No mundo de Carvalho, o petista, alguns são inocentes mesmo que sejam culpados, e outros são culpados mesmo que sejam inocentes.

Senar Bahia será o difusor de tecnologias da Embrapa

Foi assinado durante o Congresso Internacional da Carne em Mato Grosso do Sul, Protocolo de Intenções entre o Senar Bahia e a Embrapa, para difusão de novas tecnologias que irão contribuir para uma pecuária competitiva e sustentável por parte de produtores e trabalhadores rurais no Estado.

O documento foi assinado ontem (7) entre o Diretor Presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira e o Superintendente do Senar Bahia, Geraldo Machado, que na oportunidade representou o presidente do Conselho Administrativo, João Martins da Silva Junior.

A Embrapa e o Senar Bahia pretendem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de pesquisa na pecuária e na agricultura, focando a qualidade de vida humana, a conservação ambiental e alternativas para buscar a geração de recursos financeiros para aplicação em suas atividades de pesquisa agropecuária e transferência de tecnologia.

Isso vai ao encontro dos programas do Sistema Faeb/Senar, que buscam a melhoria de produtividade e produção da Pecuária de Corte e de Leite, como a finalidade de tornar o Estado não só exportador de carne, como auto suficiente na produção de leite.



Assessoria de Comunicação da Faeb

"Use madeira", incentiva diretora sobre florestas da ONU

Quer proteger o meio ambiente? “Use madeira, mas aquela proveniente de uma fonte legal, que realize o manejo sustentável das florestas. O Brasil tem madeiras belíssimas”, sugere a diretora chefe do Secretariado do Fórum da ONU sobre Florestas, Jan McAlpine. Para ela, esta é uma das principais maneiras de agregar valor econômico e incentivar a preservação das florestas no mundo.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente no Ano Internacional sobre Florestas da Organização das Nações Unidas, o UOL Ciência e Saúde ouviu Jan McAlpine que está no Brasil para participar de um seminário sobre uma das questões ambientais de maior destaque neste século; a preservação das florestas e sua importância para o clima mundial. “Os cidadãos deveriam tomar mais as responsabilidade desta questão”, pontua.
A diretora lembra que no terremoto que atingiu a Nova Zelândia, no final de fevereiro deste ano (poucos dias antes do terremoto do Japão), as construções que sofreram menos danos foram as feitas de madeira. “A madeira é firme, mas é mais maleável que o concreto, por exemplo. Neste episódio pudemos ver como a madeira pode ser muito útil na construção civil”, ressalta.
A idéia, que à primeira vista pode parecer contraditória, na verdade vai ao encontro da monetização dos dias atuais -- confere à floresta valor econômico e, assim, torna sua preservação importante não apenas do ponto de vista da ideologia do ecologicamente correto. Segundo McAlpine, hoje, mais de 1,6 bilhão de pessoas tira seu sustento das florestas -- isto significa um em cada quatro habitantes do planeta.
Diretora do Secretariado desde 2008, ela afirma ainda que os ambientalistas olham apenas para um lado da questão e para preservar as florestas é necessário ver o conjunto. “Existem as pessoas e elas precisam sobreviver. Os pequenos agricultores, os extrativistas e os que caçam animais selvagens, que dependem da floresta para viver, são uma parte importante que está sendo deixada de lado. O foco ultimamente tem sido somente o meio ambiente. É o balanço entre estas conjunturas que nos levará para um futuro sustentável”.
De acordo com McAlpine, o boom de extração de castanha-do-pará na floresta Amazônica também trouxe uma consciência importante sobre preservação. “Quando se percebeu o valor econômico da castanha-do-pará, começaram a preservar a árvore, mas continuavam a desmatar ao redor. Então, perceberam que a castanheira depende de um ambiente intocado para sua reprodução. Não podiam desmatar as outras árvores para que ela continuasse a dar frutos e lucros”, conta. A castanheira aparece na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.
Outros benefícios das florestas
McAlpine destaca que as florestas ainda são responsáveis por mais da metade dos medicamentos existentes hoje (e nem conhecemos todo seu potencial), armazena grande quantidade de carbono (que contribui com o aquecimento global se for eliminado), além de abrigar 40% da biodiversidade do mundo e quase toda água limpa existente. “É muito simples, sem as florestas nós não sobreviveremos”, resume.
Além disso, a plantação de árvores também foi incentivada por McAlpine. Em grandes cidades, como São Paulo, uma árvore faz diferença, salienta. “Em grandes cidades que são muito quentes e necessitam usar muito ar condicionado, o plantio de árvores pode diminuir em até 5º a temperatura”. A diretora acredita que campanhas estreladas por celebridades, como Gisele Bundchen, são muito válidas para conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente.
Código Florestal
Sobre as alterações no Código Florestal brasileiro, a diretora da ONU diz não estar muito informada, mas que simpatiza com a ideia de que as pessoas que vivem das florestas sejam ouvidas. “Um dos maiores desafios para todo país do mundo é aliar as pessoas que vivem das florestas, com a segurança alimentar e ao mesmo tempo preservação das florestas. O Brasil está enfrentando este desafio agora”, afirma.
“É preciso ver não são só os benefícios ambientais, mas também os econômicos, sociais e culturais. E isso só será resolvido localmente, não é uma questão a ser resolvida em nível internacional, pela ONU. É uma decisão a ser tomada pelos brasileiros e eu confio nos líderes do Brasil nas questões de florestas, nos últimos 25 anos, vi muitas mudanças. O Brasil conseguirá uma boa solução e pode até liderar outras nações”, diz esperançosa.
Para terminar, McAlpine ressaltou a importância dos cidadãos nas tomadas de decisão dos países. “Tentaram privatizar as florestas no Reino Unido, a população foi contra e eles logo voltaram atrás. Então, os cidadãos têm grande papel nas decisões dos governos”.

Veja Comentario.

Até que enfim alguem falou alguma coisa inteligente. Podemos e devemos cortar as árvores, só é preciso fazer um manejo que teremos florestas para sempre. Em 20-25 anos as árvores já são adultas. Além é claro de fixar o tão falado carbono, que só ocorre em florestas em crescimento, não em florestas adultas. Muito diferente do minério, que só dá uma safra. É preciso alguem parar com essas baboseiras plantadas pela midia e pelas ONGs fajutas.


 

SINDICATO DE PRODUTORES RURAIS DE ITAMARAJU SE REÚNE COM O PREFEITO PEDRO DA CAMPINEIRA PARA RECONSTRUIR O PARQUE DE EXPOSIÇÃO DE ITAMARAJU




O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PHS), se reuniu na manhã desta última segunda-feira (30/05), na Prefeitura Municipal, com dirigentes de várias instituições, empresários, agropecuaristas e comerciantes. Na pauta estava um único assunto, reconstruir o Parque de Exposições Manoel Pereira, que fica situado na sombra da apreciada Pedra do Monte Pescoço e às margens da rodovia BR-101 na zona norte da cidade de Itamaraju.
O prefeito Pedro da Campineira absorveu bem a proposta da comissão e cedeu os engenheiros da Prefeitura Municipal para que juntos possam elaborar um projeto conclusivo sobre as novas instalações do parque e uma vez pronto, possa ser feito o seu encaminhamento junto à SEAGRI - Secretaria de Estado da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária da Bahia para se estabelecer um convênio em que o município já está disposto a oferecer a sua contra-partida na reconstrução do parque. 
Segundo Urbano Correia, presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, o projeto visa ampliar e modificar o parque com preceitos novos que venha atender uma demanda de crescimento econômico e de emprego e renda para o município. Para Everaldo Mello, diretor do Sicoob e chefe do escritório local da CEPLAC, o município continua sendo um dos mais importantes da Bahia diante das suas riquezas naturais e com o maior rebanho bovino do estado, portanto merece uma atenção maior na sua infraestrutura rural. Já Iraildes Martins, gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil, comemorou a reunião e disse que esta idéia já vinha sendo estudada há muito tempo e somente agora, houve um gestor que deu uma atenção especial para o seu principal setor econômico que é o agronegócio. 
O projeto visa criar um centro de agricultura, um ginásio de eventos, arena, arquibancadas, baias cobertas, quiosques, rampas para expositores e diversos outros preceitos. Foram discutidas ainda questões como ampliação e iluminação do estacionamento do Parque de Exposições Manoel Pereira, garantindo mais tranqüilidade e segurança aos condutores de veículos. O agropecuarista Manoel Pereira, que teve o nome oferecido ao parque em sua homenagem e pai desta iniciativa, fez questão de acentuar sua confiança no resultado desta parceria com o Executivo Municipal. 
Participaram da reunião com o prefeito Manoel Pedro da Campineira, representantes do Sindicato Rural, CDL, Sincomércio, ADAB, CEPLAC, Sicoob, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Agricultura, FAEB, EBDA, Messovale e Sindicato Rural de Prado.

Como chegar

Como chegar